Dormir Mal Pode Ser Causa de Dor nas Costas

As queixas de dor nas costas são cada vez mais frequentes entre a população. O que muitas pessoas não sabem é que, em meio as diferentes causas, até a forma de dormir pode prejudicar a coluna.

A correria do dia-a-dia exige, no mínimo, uma boa noite de sono para recarregar as energias do corpo e suportar o ritmo de uma agenda diária cheia. Mas como dormir bem, sem interrupções durante a noite e sem acordar com dor nas costas? Veja as recomendações a seguir:

  1. Escolha a posição certa: Existem duas posições recomendadas ao deitar-se. A mais indicada é ficar de lado, mantendo a coluna alinhada e os braços abaixo do queixo. Os joelhos devem estar flexionados e com umtravesseiro fino entre eles. Isso evita que a região lombar fique estendida, o que pode provocar hérnia de disco a longo prazo. Para quem prefere dormir com a barriga para cima, o correto é usar um travesseiro fino ou um rolinho de espuma sob os joelhos, deixando os quadris bem posicionados e os músculos da região lombar relaxados.
  2. Colchão: O colchão ideal deve ajustar-se ao corpo, não sendo nem muito rígido nem muito macio. Prefira os de látex, pois estes se adaptam com perfeição aos contornos do corpo, aliviando os pontos de pressão.
  3. Travesseiro: Se você costuma dormir de lado, escolha um travesseiro cuja a altura seja igual a distância entre o pescoço e a parte externa do braço. Já para quem dorme com a barriga para cima, o melhor é optar por um apoio mais baixo, preenchendo o espaço entre o pescoço e a nuca, sem comprimir a coluna. E lembre-se! O travesseiro deve ser trocado, no mínimo, a cada 2 anos.
  4. A Reeducação Postural Global: O método de RPG Souchard é indicado a indivíduos de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, como para combater as diversas dores relacionadas às patologias tratáveis por fisioterapia. O tratamento é personalizado, de acordo com o quadro de cada paciente.

Fonte: www.rpgsouchard.com.br