OSTEOPOROSE

A osteoporose se caracteriza pelo enfraquecimento progressivo da massa óssea, tornando os ossos mais frágeis e suscetíveis à fraturas, sendo a principal causa de fraturas em idosos. Segundo a IOF (Fundação Internacional de Osteoporose),10 milhões de brasileiros apresentam osteoporose.
As mulheres são as mais afetadas, principalmente pós-menopausa (acima de 50 anos), porém o índice que acomete os homens também é elevado, principalmente acima de 70 anos). Nas mulheres, 1 a cada 3 apresentarão uma fratura relacionada com a osteoporose, nos homens esse índice é de 1 a cada 5. Porém, em homens 75% das fraturas de quadril tem como causa a osteoporose.
75% dos diagnósticos são feitos apenas após a primeira fratura. Locais mais comuns de fraturas: fêmur/bacia, coluna, ombros e punhos.
Prevenir a osteoporose é relevante em todas as fases da vida. Recomenda-se atividade física regular, alimentação adequada e saudável rica em cálcio desde infância e adolescência, evitar tabagismo e ingestão de álcool e café, exposição ao sol (vitamina D), como fatores importantes na diminuição do risco de osteoporose.

Renata Belli França
Fisioterapeuta
Crefito 10/47.567-F