Pilates é um Aliado no Tratamento da Dor Lombar!

A dor lombar é um incômodo para qualquer pessoa e pode ser proveniente de diferentes causas como: fatores hereditários, traumas de repetição no trabalho e no esporte, tabagismo, idade avançada e, principalmente, má postura no dia a dia. Para minimizar os sintomas da doença a aquisição da prática de exercícios físicos é essencial. Um deles é o pilates.

O Método Pilates surge como uma forma de manter o corpo ativo, realizando uma atividade física regular, proporcionando bem-estar geral ao indivíduo, melhorando a força, a flexibilidade, a postura, o controle motor, bem como a consciência e a percepção.

A importância do Pilates no tratamento das lombalgias se dá pelo fortalecimento do músculo transverso do abdômen (foco de atuação do Método), que tem a função de estabilização da coluna vertebral, tendo em vista que os quadros de lombalgia podem ter relação com fraqueza abdominal, comprometendo a funcionalidade e a qualidade de vida do indivíduo, podendo contribuir para a diminuição da dor. Com o aumento da flexibilidade muscular, os exercícios podem ser executados com maior amplitude de movimento, com maior facilidade, fluidez e eficácia, sendo que a falta de flexibilidade também causa dores, desconfortos e limitações articulares.

É importante que todo praticante de Pilates seja acompanhando por profissionais especializados, para que através de uma avaliação minuciosa e conhecimento detalhado de cada caso, possam ser selecionados os exercícios de acordo com a necessidade patológica e limitação do aluno, prospectando um tratamento com exito.