logo_rpg

A RPG – Reeducação Postural Global, é um método fisioterápico exclusivamente manual, criado pelo francês Philippe E. Souchard, com a publicação da obra “O Campo Fechado”, publicado após 15 anos de estudos e pesquisas na área de anatomia, fisiologia biomecânica e ginástica postural.

A RPG Souchard busca o reposicionamento articular, o equilíbrio das tensões musculares, a boa postura decorrente desse equilíbrio, e consequentemente, diminuição e eliminação do sintoma ou dor.

Aborda o paciente de forma globalizada, fazendo o uso de 8 posturas específicas , que são indicadas conforme a individualidade e particularidade de cada paciente. Durante a execução das posturas, são realizados micro-ajustes posturais através de alongamentos passivos e prolongados no tempo, associados a contrações isométricas, decoaptação articular e respiração, sempre em posições cada vez mais alongadas conforme a evolução da postura, buscando o reequilíbrio muscular.

As patologias mais indicadas para esse tratamento são: má postura, alterações posturais (escoliose, hiperlordose, hipercifose), dores cervical, dorsal ou lombar, torcicolo, disfunções da ATM, dores de cabeça e enxaqueca, hérnia de disco, artrose, bursite e tendinite.

Pode ser indicado a indivíduos de todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

As sessões são individuais, realizadas normalmente 1x por semana, com duração de aproximadamente 1 hora. Porém, dependendo do problema as sessões podem ser intensificadas, passando a 2x por semana, como no caso de escolioses graves, dores em situações agudas, pessoas frágeis ou numa escoliose infantil, que deverá de “vigiada de perto” e acompanhada durante todo o período de crescimento.